Sobre o Projeto Al-Tasnim
O Brasil tem uma população muçulmana em crescimento, com um interesse crescente na sociedade em geral sobre o Islã, mas poucos sabem que o Islã tem uma rica tradição espiritual e que influenciou e ainda influencia positivamente muitas culturas. Há uma enorme falta de conhecimento sobre as fontes tradicionais da religião e como elas têm sido entendidas e praticadas pela grande maioria dos muçulmanos há séculos.
Há poucos livros islâmicos disponíveis em português e esses poucos focam quase que exclusivamente em regras e aspectos externos da adoração, transmitindo a mensagem errada para muçulmanos e não-muçulmanos lusófonos que o Islã é uma religião de regras, desprovida de espiritualidade, e com um Deus vingativo.
Diante disso, a proposta do Projeto Al-Tasnim é a disseminação de conhecimento baseado no pensamento islâmico clássico em português, com foco na espiritualidade islâmica. A intenção é contribuir para a ampliação do conhecimento dos muçulmanos sobre sua própria religião e proporcionar uma melhor compreensão dos muçulmanos pelos não-muçulmanos nas comunidades de língua portuguesa. Também pode ser uma excelente oportunidade para apresentar o Islã de uma forma bela e intelectual para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer esta religião em seus significados mais profundos.
Embora o projeto tenha sido pensado principalmente com os brasileiros em mente, ele também poderá beneficiar outras comunidades de língua portuguesa.
Objetivos:
O projeto Al-Tasnim visa oferecer traduções para o português do Brasil feitas pela idealizadora do projeto, Maria Christina Moreira, de livros islâmicos clássicos ou baseados na visão clássica islâmica sobre espiritualidade, expandindo a disponibilidade, com acessibilidade, a uma seleção de material relevante, com foco na distribuição gratuita e direta dessas traduções em arquivos PDF.
Histórico do Projeto:
A concepção do Projeto Al-Tasnim surgiu há mais de 20 anos, quando lancei meu site islâmico, o Islamic Chat. Meu sonho sempre foi disponibilizar material de qualidade sobre o Islã tradicional, especialmente livros, em função da falta de acesso a esse tipo de material para quem não fala outro idioma além do português. Na época a alternativa viável foi lançar o site, pioneiro em língua portuguesa, com artigos focados na divulgação do Islã tradicional, mas o sonho de disponibilizar os livros se manteve ao longo de todos esses anos.
Fiz algumas tentativas, com parcerias e sozinha, mas não consegui levar o projeto adiante. Em novembro de 2019 decidi apresentar minha proposta a um muçulmano que tem se mostrado atuante no trabalho de divulgação do Islã, Senhor Imran Bacchus, e ele imediatamente se empolgou pela ideia. Convidou sua irmã, Rezeena Malaska, e ambos deram todo o suporte necessário para que o primeiro livro desse projeto fosse lançado no dia 18 de maio de 2020 / 25 de Ramadã de 1441, 21 anos depois (pelo calendário islâmico) do lançamento do meu site.
Há mais de 20 anos o Versículo da Luz, tema principal do livro O Nicho das Luzes, de Al-Gazali, escolhido para ser o primeiro livro deste projeto, está na página principal do Islamic Chat. Essa escolha não foi planejada, mas consequência de algumas circunstâncias. Só depois me dei conta dessa bela “coincidência”.
Enfim, foi uma longa espera, mas valeu a pena. O projeto tem hoje uma concepção e abrangência aprimoradas e passa a focar mais no aspecto da espiritualidade islâmica, ou Tasawwuf, em função do meu aprofundamento, a partir de 2016, nessa terceira dimensão da religião islâmica, o Ihsan - a excelência espiritual - , atingida pela purificação do coração, aspecto fundamental do Tasawwuf.