O Nicho das Luzes - Al-Gazali
Abu Hamid Al-Gazali foi um dos filósofos, teólogos, juristas e místicos mais proeminentes do Islã sunita. Sua abordagem na resolução de contradições aparentes entre razão e revelação foi aceita por quase todos os teólogos muçulmanos posteriores. Teve uma influência significativa no pensamento latino medieval através dos trabalhos de Averróes e influenciou também eruditos judeus e cristãos. Muitos eruditos judeus na Idade Média tinham conhecimento do árabe, e alguns dos livros de Al-Gazali foram traduzidos para o hebraico. Entre os teólogos judeus influenciados por ele, o mais conhecido é Maimônides. Entre os cristãos, é reconhecida a influência que Al-Gazali teve sobre São Tomás de Aquino.
“O Nicho das Luzes” se divide em três partes e apresenta uma exegese de um dos versículos mais belos do Alcorão ─ o versículo da Luz ─ e de um hadith cujo significado está associado ao versículo.
Esta tradução é a primeira feita para a língua portuguesa do livro conhecido como Mishkat al-anwar e é resultado de um projeto pessoal. Este livro de Al-Gazali foi traduzido anteriormente a partir de edições em árabe para o francês, o alemão, o italiano e o inglês.
O trabalho foi escrito como resposta a um amigo de Al-Gazali, que lhe pediu a interpretação dos significados aparentes e dos mistérios das luzes divinas em versículos corânicos e hadith que fazem alusão a essas luzes. Então, Al-Gazali concentrou sua resposta fazendo a exegese do versículo da Luz e de um hadith às vezes chamado de Hadith dos Véus. O título do livro foi inspirado no versículo da Luz.
Vários eruditos muçulmanos escreveram suas próprias explicações e interpretações desse versículo, entretanto a exegese de Al-Gazali resistiu ao tempo e se mantém como a mais discutida e aclamada.
Não há indicação de uma data precisa para o trabalho, mas certamente foi escrito em um período mais tardio da vida de Al-Gazali. É, sem dúvida, posterior à sua obra monumental - Ihyâ’ ‘Ulûm al-Dîn (O Renascimento das Ciências Religiosas), pois ele a menciona em várias passagens, e a sua aproximação ao Sufismo é percebida de forma mais evidente em seus trabalhos seguintes, como O Nicho das Luzes (Mishkat al-anwar).
Na segunda parte de sua vida, depois de alcançar o domínio sobre a lei, a teologia e a filosofia, Al-Gazali começou a seguir o Sufismo seriamente, escrevendo livros que combinavam os ensinamentos da lei e da teologia/filosofia com ideias que explicavam a necessidade de purificar a alma. O Nicho das Luzes está entre os trabalhos escritos nessa última parte da vida de Al-Gazali e combina todos os três aspectos dos ensinamentos islâmicos – lei, teologia/filosofia e purificação do coração humano de tudo que não seja a recordação[2] de Deus.
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[1] Um dito ou ato do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Os ditos e atos do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estão reunidos em várias coletâneas e constituem a segunda fonte religiosa do Islã, depois do Alcorão.
[2] Zikr, em árabe. É a recordação, invocação ou glorificação de Allah por meio da repetição de um de Seus Nomes ou de uma frase que O glorifica. O verdadeiro zikr é um estado espiritual em que aquele ou aquela que se recorda, chamado de zakir, concentra todos os seus poderes físicos e espirituais em Allah, para que todo o seu ser esteja unido com o Absoluto. É a prática fundamental do caminho sufi.
“O Nicho das Luzes” se divide em três partes e apresenta uma exegese de um dos versículos mais belos do Alcorão ─ o versículo da Luz ─ e de um hadith cujo significado está associado ao versículo.
Esta tradução é a primeira feita para a língua portuguesa do livro conhecido como Mishkat al-anwar e é resultado de um projeto pessoal. Este livro de Al-Gazali foi traduzido anteriormente a partir de edições em árabe para o francês, o alemão, o italiano e o inglês.
O trabalho foi escrito como resposta a um amigo de Al-Gazali, que lhe pediu a interpretação dos significados aparentes e dos mistérios das luzes divinas em versículos corânicos e hadith que fazem alusão a essas luzes. Então, Al-Gazali concentrou sua resposta fazendo a exegese do versículo da Luz e de um hadith às vezes chamado de Hadith dos Véus. O título do livro foi inspirado no versículo da Luz.
Vários eruditos muçulmanos escreveram suas próprias explicações e interpretações desse versículo, entretanto a exegese de Al-Gazali resistiu ao tempo e se mantém como a mais discutida e aclamada.
Não há indicação de uma data precisa para o trabalho, mas certamente foi escrito em um período mais tardio da vida de Al-Gazali. É, sem dúvida, posterior à sua obra monumental - Ihyâ’ ‘Ulûm al-Dîn (O Renascimento das Ciências Religiosas), pois ele a menciona em várias passagens, e a sua aproximação ao Sufismo é percebida de forma mais evidente em seus trabalhos seguintes, como O Nicho das Luzes (Mishkat al-anwar).
Na segunda parte de sua vida, depois de alcançar o domínio sobre a lei, a teologia e a filosofia, Al-Gazali começou a seguir o Sufismo seriamente, escrevendo livros que combinavam os ensinamentos da lei e da teologia/filosofia com ideias que explicavam a necessidade de purificar a alma. O Nicho das Luzes está entre os trabalhos escritos nessa última parte da vida de Al-Gazali e combina todos os três aspectos dos ensinamentos islâmicos – lei, teologia/filosofia e purificação do coração humano de tudo que não seja a recordação[2] de Deus.
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[1] Um dito ou ato do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Os ditos e atos do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estão reunidos em várias coletâneas e constituem a segunda fonte religiosa do Islã, depois do Alcorão.
[2] Zikr, em árabe. É a recordação, invocação ou glorificação de Allah por meio da repetição de um de Seus Nomes ou de uma frase que O glorifica. O verdadeiro zikr é um estado espiritual em que aquele ou aquela que se recorda, chamado de zakir, concentra todos os seus poderes físicos e espirituais em Allah, para que todo o seu ser esteja unido com o Absoluto. É a prática fundamental do caminho sufi.